sexta-feira, 18 de abril de 2014

Leitura - 2013 / 1º trimestre 2014

   Para quem me conhece e sabe a minha sede por livros e meu leve desespero por ter diminuído as leituras na época do TCC/formatura entre 2012 e começo de 2013, saibam então que estou pegando o pique de volta aos poucos. Agora com a bolsa MEXT chegando provavelmente vou dar uma paradinha esse mês, mas pretendo voltar aos meus amados livros o + rápido possível ^^

Então vamos à lista de livrinhos lidos:


Ganhei o livro The Lost Days da personagem Emily the Strange do meu namorado no dia em que defendi o TCC, em 2012 ainda. Ele sabia do quanto eu gostava da personagem e eu tive a oportunidade de finalmente ter um material dela em mãos. O livro é leve, bem juvenil e um tanto maluco e bem a cara da personagem. Adorei hehehe <3


Também ganhei do Bru o Contos Fabulosos, que eu havia começado a ler um dia na Saraiva enquanto esperávamos dar horário para ir ao cinema e o quadrinho depois sumiu, levando uns 3 meses para voltar pra loja e eu estava triste por não ter conseguido ler tudo. As histórias relacionadas ao universo de Sandman são sempre fantásticas, e os artistas que os fizeram não decepcionaram. Para quem já leu os quadrinhos de Sandman (e quem não leu, por favor o faça!) é uma ótima pedida!


Ganhei Lugar Nenhum do Gaiman de presente de aniversário do meu amigo Cavichioli ano passado. A história é interessante e bem escrita, e a capacidade do Gaiman de criar universos paralelos é simplesmente singular. Porém achei o final meia boca, na verdade, e apesar de achar uma boa história dificilmente entraria na minha lista de favoritos.


Li os 2 primeiros livros da saga Millenium, The Girl With the Dragon Tatoo e The Girl Who Played With Fire, e isto fez com que Lisbeth Salander se transformasse em uma das minhas personagens preferidas de todos os tempos (que eu já tinha adorado quando vi o filme). Estou procurando o 3º livro emprestado para ler. O texto é muito bem escrito, e a história da personagem é simplesmente surreal, fazendo que, para mim, o personagem principal perca até a graça. Apesar de ter achado o final do 2º livro altamente forçado, recomendo a leitura sem titubear.. <3



A Dança dos Dragões - As Crônicas de Gelo e Fogo Vol5 : Quem me acompanha nas redes sociais sabe a minha paixão por A Song of Ice and Fire. Perdi muito tempo dos últimos meses lendo e relendo explicações e teorias sobre a historia do nosso amigo George R.R. Martin. Terminei o 5º livro e posso assegurar que, em relação à maioria dos personagens, eu não faço a MÍNIMA ideia do que vai acontecer a partir de agora. É muita trama dentro de trama, reviravolta atrás de reviravolta. Simplesmente delicioso de ler.



Também li todos os capítulos que já foram publicados do ainda não lançado Vol 6 - Os Ventos do Inverno, e posso garantir que o livro promete <3 heheheh


Este ano foi ao ar o seriado True Detective, a qual simplesmente me encantou com toda a sua filosofia. A partir do seriado me lembrei da longa lista de trabalhos de suspense/terror de Lovecraft e derivados, e todos os trabalhos que eles fazem referência na série (que, acreditem, são MUITOS). São 8 capítulos de total reflexão. Totalmente recomendado. Sério. Assistam!


Resolvi começar pelo The King in Yellow, do Robert W. Chambers, que a propósito, foi o 1º ebook que li pelo celular, e ele tem em formato epub de graça na Amazon americana para quem conseguir acesso. ^^ O livro se baseia em contos que giram em torno de personagens que leram o livro The King in Yellow, que seria um livro que deixava seus leitores insanos e foi proibido em diversas partes do mundo. Os 1ºos contos são + assustadores e depois passa para alguns romances, e todos eles giram em torno de artistas, pesquisadores e cientistas antigos. Tive alguma dificuldade de entender uma parte de vocabulário de inglês + arcaico e tinha partes que eram em francês não traduzidas na versão que eu li, mas nada que prejudicasse o andamento da história. Achei divertido e uma boa leitura.



Criei vergonha na cara e li 1984 do George Orwell através de um xerox do meu cunhado hehehe É um livro denso, que não dá de ler numa tacada só, e nos fazem ter muitos questionamentos. E você absorve o desespero do personagem principal. Achei muito interessante, revoltante e com um final inesperado.


Ano passado descobri a mini biblioteca escondida do colega de apartamento do Bruno, o Joe. Eu geralmente leio livros emprestados dos outros (cuido bem e devolvo logo que termino de ler, geralmente), e como ele tem um gosto literário parecido com o meu, eu fui me esbaldar no acervo dele hehehe. Os Filhos de Húrin, do meu amado Tolkien, era um livro que desconhecia até então, e é o livro mais triste de todos os que ele já escreveu, ao que dizem. Eu poderia resumir o livro em: "Humano, cada vez que você contraria os elfos você só se ferra!", mas só lendo a história para entender os motivos que guiam o destino dos personagens principais. Belíssima leitura, que, apesar de em inglês, foi bem tranquila de ler.


Outro livro que peguei emprestado foi o Heróis do Ocidente e do Oriente. É um apanhado de partes das histórias da vida de vários heróis ao redor do mundo, fictícios ou não. É extremamente enriquecedor ver todo o contexto histórico e as adaptações feitas de acordo com as tradições dos povos. A maioria das histórias é bem "wtf" se lidas como original nos dias atuais, mas é uma leitura valiosa para entender a sociedade da época e local onde essas histórias foram criadas.

Ufa, por enquanto é isso. E momento estou lendo 1 livro em papel, 2 no celular, terminando de ler 1 mangá e lendo os textos pra terminar o projeto de pesquisa do MEXT  a tempo. Haja olhos! heheheh

E vocês, o que andam lendo? :)

5 comentários:

  1. eu quero muito ler 1984 ! Que legal Tati, é muito bom poder ler e ter tempo para isso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ser sincera e dizer q ter livro no celular é útil por causa disso: Enqto vc tá na fila, na casa de alguem etc é + discreto pra ler e ajuda a passar o tempo. Eu tenho tentado ler antes de dormir todos os dias mas é difícil D: heheheh

      Excluir
  2. Eu tinha perdido o hábito da leitura por causa do vício na internet. Mas consegui voltar a ter um bom nível de leitura.

    Vou te falar que eu não conhecia nenhum livro da sua lista, mas parecem ser ótimos, estou numa fase muito vampiresca com meus livros xD
    Queria conseguir ler no celular ou no computador, mas não consigo, pra mim só da com o livro na mão D:

    ResponderExcluir
  3. Meu esposo tem quase tudo do Tolkien.
    Ele tem esse, os filhos de hurin, tem contos inacabados, silmarilion, as cronicas de tom bombadil.. um montee! Eu estou lendo "o futuro da humanidade". Muito perfeito ♥
    e em paralelo comecei ler minha coleção do HP que ganhei no meu aniver há uns 3 anos kkk e está no plástico ainda.. x_x
    Obrigada pelas indicações!!

    ResponderExcluir
  4. Tati querida, também amo ler, mas meu estilo é bem diferente do seu.
    Adorei o post!
    Beijos e um lindo final de semana
    Vero

    ResponderExcluir

poupeegirl fashion brand community